Reiki

O que é Reiki?

Posted
Mãos aplicando Reiki.

Conheça um simples e poderoso método de cura e equilíbrio que está ao alcance de todos

  Por Lívia Barros

Há muitas maneiras de apontar a flecha da consciência na direção do seu próprio centro, e o Reiki é apenas uma delas. É um sistema de autoajuda perfeito, que se ajusta àquele que o usa e não requer intermediários, independentemente de você ser um iniciante no mundo espiritual, um intelectual calejado, um estudante de yoga que enfatiza o corpo, uma dona de casa ou um devoto. Ele nos coloca de novo em contato com a energia vital há muito esquecida, mas que a tudo permeia, e nos ensina como amar a nós mesmos novamente. Ajuda-nos a cruzar o vão aberto pelo homem entre nossos semelhantes humanos e a natureza, para que assim possamos viver de novo em harmonia.” – Frank Arjava Petter1

É comum ver o Reiki sendo definido como uma técnica de cura por meio da imposição das mãos, e não deixa de sê-lo. Inclusive, em razão dos seus incontestáveis benefícios, foi inserido nas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – PICS, pelo Ministério da Saúde, que o conceitua como "uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. (...) A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios - 'nós energéticos' - eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital"2.

O Mestre Mikao Usui, que sistematizou esta técnica, afirmava frequentemente queo Reiki não apenas cura doenças, mas amplifica habilidades inatas, equilibra o espírito, torna o corpo saudável e auxilia a alcançar a felicidade1.

Esses outros benefícios são igualmente valorizados pelo Ministério da Saúde, ao reconhecer que “a prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções3.

Fica claro, então, que o Reiki não se resume a uma técnica de cura. O Reiki é um caminho que nos conduz à nossa verdadeira natureza. Trilhá-lo significa seguir em direção à redescoberta de que somos centelhas divinas, de que somos parte da perfeição e poder do Universo e, como tal, temos uma função, uma missão e um lugar no mundo que é só nosso.

Referências

(1) Frank Arjava Petter – O fogo do Reiki: novas informações sobre as origens do poder do Reiki: um manual completo. São Paulo: Pensamento, 2005. 

(2) Portaria Nº 849, de 27 de março e 2017. Inclui o Reiki à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Reiki - Portaria nº 849 de 27 de março de 2017 - Ministério da Saúde

(3) Ministério da Saúde – Notícias: Portaria amplia oferta de PICS.

Deixe uma resposta